O mundo está cheio de estímulos sensoriais. Alguns indivíduos não são capazes de organizar e responder adequadamente a estes estímulos, outros perderam competências devido a acidentes ou doenças, e alguns outros não têm capacidade ou liberdade para fazer escolhas para equilibrar as suas vidas sensoriais. Para estes indivíduos, o mundo pode ser um lugar confuso e assustador, cheio de excesso ou falta de estímulos. Eles podem se comportar de forma inadequada e agir ou responder de maneiras que os outros não entendem.
Os cinco sentidos com os quais estamos mais familiarizados são:
- Visão (Visual) — Fornece detalhes sobre o que vemos e nos ajuda a definir limites à medida que nosso cérebro processa cor, contraste, forma e movimento.
- Toque (tátil) —Mantém-nos em contato com o que nos rodeia. O toque é vital para a nossa sobrevivência e é um dos nossos modos de comunicação. Da cabeça aos pés, nossa pele nos ajuda a sentir temperatura, toque leve, pressão profunda, vibração, dor e muito mais.
- Olfato (Olfativo) —Usamos o sentido do olfato o tempo todo. Florido, pungente, bolorento, acre e pútrido – identificamos muitas coisas pelos seus cheiros. Memórias fortes também podem estar ligadas a cheiros.
- Audição (Auditivo) —Fornece detalhes sobre os sons que ouvimos, como volume, altura, ritmo, tom e sequência.
- Sabor (Gustatório) —Dá-nos feedback sobre os diferentes tipos de sabores: doce ou azedo, picante, salgado, amargo, etc.
Dois sentidos com os quais podemos não estar tão familiarizados são:
- Vestibular – Esse sentido equilibra nossas vidas. Ele fornece informações sobre movimento, gravidade e mudança de posição da cabeça. Diz se estamos em movimento ou parados, bem como a direção e a velocidade do nosso movimento. Podemos até dizer se estamos posicionados verticalmente ou horizontalmente – mesmo com os olhos fechados.
- Propriocepção — Este sentido processa informações dos nossos músculos, articulações e outras partes do corpo para nos fornecer uma consciência inconsciente da posição das partes do nosso corpo em relação umas às outras – e da sua relação com outras pessoas e objetos.
Um Ambiente Multissensorial Snoezelen pode ser usado para educar, estimular, relaxar, acalmar ou energizar, como uma experiência multissensorial ou foco sensorial único, simplesmente adaptando a iluminação, atmosfera, sons e texturas às necessidades do ambiente. cliente no momento do uso. Estes ambientes transcendem as populações com a sua extraordinária flexibilidade, ampla aplicação e resultados positivos. Além disso, uma sala multissensorial Snoezelen oferece um ambiente altamente motivador para os utilizadores desfrutarem de atividades sensoriais que sejam significativas e apropriadas, facilitadas e partilhadas por um terapeuta, professor ou cuidador.
Artigo original: https://www.snoezelen.info/the-senses/
2 respostas
Olá boa noite
Tenho uma clínica de tratamento para crianças com autismo e gostaria de fazer o curso e colocar na clínica
Pode me enviar mais informações por favor ?
Oi boa noite Rosana tudo bem? Chama o nosso atendimento no whats 51 974011942 que o atendente te passa todas as informações sobre snoezelen e o curso de formação