Snoezelen para dificuldades de aprendizagem

Esta área de apoio pode ser extremamente complexa. Os clientes podem ter uma ampla gama de necessidades e diferentes diagnósticos que impactam a forma como vivenciam a vida, os desafios que enfrentam e o nível de apoio de que necessitam. A combinação dessas necessidades muito específicas pode afetar a cognição e/ou o funcionamento físico.

As pessoas podem ter dificuldades para compreender, comunicar ou processar informações, tomar decisões eficazes, participar de atividades cotidianas (tanto de lazer quanto de atividades da vida diária), socializar e aprender novas habilidades, o que, em alguns casos, representa um grande desafio. O apoio geralmente se concentra em tentar capacitar as pessoas a serem o mais independentes possível, levando em consideração suas necessidades individuais.

Ambientes multissensoriais (AMS) podem proporcionar um espaço onde diversas intervenções podem ser adaptadas para atender a uma necessidade (ou necessidades) de forma rápida e fácil, seja ela terapêutica, educacional ou focada no uso de equipamentos sensoriais para acalmar, tranquilizar ou estimular. Reconhecimento de objetos e contexto, bem como seguir instruções e sequenciar atividades, por exemplo, podem ser objetivos específicos.

Se tomarmos como exemplo a realização de uma AVD específica, como amarrar um cadarço, por exemplo, podemos usar um ambiente de aprendizagem multissensorial (AAM) para nos concentrarmos na aprendizagem dessa atividade em particular. Um sistema com projeção integrada ao AAM pode ser personalizado para exibir diversos recursos multimídia que atendam às necessidades de aprendizagem do indivíduo. Isso pode ser particularmente benéfico. Nossos clientes utilizam esses recursos de diversas maneiras para atender às necessidades do usuário, exibindo vídeos da atividade sendo realizada, utilizando fotografias estáticas em sequência, textos e palavras simples, símbolos/ilustrações reconhecíveis etc.

Contar histórias também pode ser maravilhoso em um ambiente imersivo, já que toda a sala pode ser usada para criar uma experiência imersiva. Por exemplo, ao contar uma história sobre o mar, pequenos objetos táteis, como areia ou conchas, podem ser trazidos para o espaço para que o usuário toque e sinta, enquanto a brisa sopra (com um ventilador), um painel de aromas emite o cheiro do mar, os sons do mar podem ser ouvidos e toda a sala pode ser programada em tons de azul e amarelo. Isso pode ser complementado com palavras ou imagens do livro.

Assim como em todas as experiências terapêuticas, educacionais ou lúdicas, os limites do uso de um MSE (Estimulador de Sensibilidade Microbiológica) residem na imaginação do facilitador, e as possibilidades são infinitas.

Categories

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!